Gaúcha Eliane Fetzer volta para casa com "Dois Olhares", em valorização às conquistas femininas dos anos 20

 

Foto: Juliano Peçanha


As apresentações do trabalho de dança são gratuitas e acontecem a partir do dia 3 de abril, em Passo Fundo e Carazinho


Para a arte, é impossível avançar sem olhar para trás: essa é a proposta de “Dois Olhares”, uma obra de jazz contemporâneo da EF Jazz Company de Curitiba, com coreografia de Eliane Fetzer, gaúcha de Carazinho. O trabalho, que lança um olhar investigativo sobre a revolução da mulher nos anos 1920, chega nos dias 3 e 4 de abril ao Teatro Sesc Passo Fundo, e dias 5 e 6 de abril ao Teatro Sesc Carazinho. As apresentações serão gratuitas e acessíveis em Libras e audiodescrição.


Eliane saiu de sua cidade natal para morar em Curitiba e fazer graduação em Dança. A bailarina afirma que trazer o espetáculo para onde cresceu é muito especial. “Voltar para a minha terra natal é um momento muito especial, até emocionante, para poder mostrar o trabalho e também para as pessoas entenderem o caminho que eu trilhei e percorri”, diz a coreógrafa.


Como abertura do espetáculo, será apresentado “Amargas Tulipas”, outro trabalho de Eliane Fetzer, que valoriza a mulher, a partir dos versos do ícone feminino da música brasileira Maria Bethânia. É um preparo para “Dois Olhares”, que retrata um tempo de mudança de valores, libertação da mulher e efervescência cultural. A coreógrafa do espetáculo, explica que se inspirou em filmes feministas, como “As Sufragistas”, para esta produção.


No espetáculo, esse contexto se materializa em cena nos corpos de 11 bailarinos e bailarinas, que enfocam as dificuldades vividas pela mulher em seu processo de emancipação. “Também trazemos pérolas como símbolo da riqueza e de um poder de encantamento das mulheres, chegando até questões sociais atuais, como a própria quebra de paradigmas da masculinidade”, explica Eliane.


As apresentações são viabilizadas por projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Kuhn, Fagundez, Gigantec e OKE do Brasil, e realização da Bönisch Produções Culturais, Eliane Fetzer Centro de Dança, Ministério da Cultura e Governo Federal: Brasil, união e reconstrução.


SERVIÇO


“Dois Olhares” e “Amargas Tulipas" com a EF Jazz Company. Coreografia de Eliane Fetzer.


Passo Fundo-RS | Teatro Sesc


Av. Brasil Centro, 30 - Centro


3 de abril às 19h30 e 4 de abril às 9h30


Carazinho-RS | Teatro Sesc


Av. Flores da Cunha, 1224 - Centro


5 de abril às 19h30 e 6 de abril às 19h


Ingressos antecipados pelo site: https://ecommerce.sesc-rs.com.br

Bönisch Produções Culturais: Empresa criada em setembro de 2017 para atuar na elaboração, execução, produção, gerenciamento e consultoria de projetos culturais e iniciativas artísticas socioeducacionais, nas áreas das artes cênicas, música, artes visuais, literatura e audiovisual. Tem ampla atuação junto às leis de incentivo à cultura em âmbito nacional, estadual e municipal. Entre seus projetos, destacam-se: a realização do projeto BRASIL X ISRAEL com apresentações de dança em Tel Aviv (Israel) e em Karlshure e Regensburg (Alemanha), a coordenação e produção dos projetos BATUCANDO (música), REDES (fotografia), LEVE… (literatura) e OCUPAR (dança para pessoas com e sem deficiência), a produção das criações em dança CORPOS INSTÁVEIS, VILOSIDADE, ENRAIZEIRAS e UM BEIJA-FLOR FANTÁSTICO: DE ESBELL A ANDRADE, e a circulação dos espetáculos VÁRIO (dança e música), A MARÉ DE MARIA (dança teatro para o público infantil) e DOIS OLHARES (jazz contemporâneo).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Destaques

6/trending/recent