Com o fechamento do balanço de resultados de 2023, a
Vitrola, editora e distribuidora de livros, celebra um período de muitas conquistas.
A empresa gaúcha registrou a comercialização de mais de 1,5 milhão de livros no
período. As vendas aconteceram através dos seus mais de 3 mil pontos de vendas
espalhados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de
e-commerce próprio e de parceiros.
Um verdadeiro case de sucesso no Brasil, a Vitrola é a única empresa no País que trabalha com esse formato de distribuição, fazendo a gestão dos mais de 3 mil pontos de venda alternativos. Além disso, a Vitrola é destaque no desenvolvimento de práticas de democratização da cultura, oportunizando o acesso à leitura em todo o território nacional.
Com 36 anos de atuação, a Vitrola possui sede na cidade de Frederico Westphalen e atua na distribuição de livros, posicionando-se entre as 10 maiores companhias do Brasil neste segmento, e comercializando as obras para pontos de vendas que englobam livrarias, supermercados, farmácias, restaurantes, cafeterias, conveniências, postos de combustíveis, papelarias, entre outros.
A logística rápida e eficiente é um dos principais diferenciais da Vitrola e auxilia na distribuição e entrega dos livros em muitos locais dos quatro Estados atendidos. Este fato também foi um fator decisivo e incentivador para o outro pilar de atuação da empresa: a editora. Com selo próprio para novos autores e destaque na publicação de clássicos da literatura, a editora Vitrola possui títulos já consagrados no mercado e oportuniza, de maneira única, que os mesmos tenham uma grande capilaridade de suas obras. No último ano, títulos da editora figuraram nas listas de mais vendidos do país, como no portal PublishNews e na revista Veja. Desde sua fundação em 2020, mais de 270 mil livros foram comercializados com o selo da editora Vitrola.
“Desde a sua fundação, a Vitrola sempre se caracterizou por antecipar e inovar diante das mudanças apresentadas pelo mercado. É gratificante podermos olhar para o balanço de 2023 e enxergarmos avanços em nossos objetivos, tanto como distribuidora quanto editora, alcançando números expressivos de faturamento e comercialização de obras. Além disso, lançamos livros de diversos autores, o que muito nos orgulha”, afirma Ramir Severiano, fundador e diretor da Vitrola.
Para 2024, a empresa busca fortalecer o crescimento obtido no último ano e a continuidade do processo de expansão nacional. Consolidada na Região Sul, a Vitrola intenta, ao longo de 2024, a ampliação de pontos de vendas e maior share de mercado no estado de São Paulo.
“Temos um horizonte muito próspero pela frente. Nossos objetivos estão alinhados ao que os consumidores procuram e queremos ter cada vez mais presença digital, mas sem esquecer dos pontos físicos, que ainda representam a maior parte de nossas vendas”, observa Severiano. “Acreditamos que nosso processo logístico eficiente será fundamental para nos estabelecermos cada vez mais no mercado e fortalecer o selo da editora, oportunizando que autores possam apresentar suas obras para todo o Brasil”, completa.