A Vitrola, editora e distribuidora de livros gaúcha, contabiliza o seu balanço de resultados do primeiro semestre de 2024 com resultados a serem comemorados. A empresa registrou a comercialização de 1 milhão de livros no período, distribuídos em pontos de venda no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de e-commerce próprio. O montante vendido representa um importante aumento de 65% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Prestes a completar 37 anos de atuação, a Vitrola possui sede na cidade de Frederico Westphalen e posiciona-se entre as dez maiores companhias do Brasil em distribuição de livros. É a única empresa do país que trabalha em um formato alternativo ao fazer a gestão de mais de 3 mil pontos de venda em locais como livrarias, supermercados, papelarias, bazares, conveniências, farmácias e restaurantes. A logística rápida e eficiente é um dos principais diferenciais da Vitrola, o que a auxilia na distribuição e entrega das obras nos quatro estados atendidos.
Além disso, a
empresa é destaque no desenvolvimento de práticas de democratização da cultura,
oportunizando o acesso à leitura em todo o território nacional. Para o segundo semestre do ano, o objetivo é seguir
com o processo de prospecção de novos autores, ampliar o número de pontos de
venda e comercializar mais 1,5 milhão de exemplares.
No que diz respeito à atuação na distribuição de livros, foram abertos 649 novos pontos de venda físicos pelo Brasil no primeiro semestre. Com relação à editora, no período foram captados três novos autores, além de outros dois já integrantes do quadro da Vitrola, que apresentaram o segundo volume de suas obras. Ao todo, foram lançados dez novos livros, entre eles Hector, o Mago Dragão: e a Ferrovia Secreta, A Pedra do Mundo, River Fora de Órbita, e Matilda e o Mistério da Biblioteca.
“É
motivo de muito orgulho atingir a expressiva marca de 1 milhão de livros
vendidos somente nos primeiros seis meses do ano. Esse resultado é fruto de um
amplo trabalho de todos os setores da nossa equipe, onde colocamos em prática
diariamente uma metodologia de trabalho focada em performance”, afirma Ramir
Severiano, fundador e diretor da Vitrola. “Conquistar esses números faz com que
tenhamos mais motivação para seguirmos avançando e, no segundo semestre,
evoluir com o trabalho realizado e expandir nossa atuação em território
nacional”, completa.